quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Água

Na semana passada vimos um filme sobre a água e descobrimos não só a sua extrema importância como também falámos sobre as várias utilidades que a água pode ter!
Deixamos então aqui um resumo do que aprendemos...


A importância da água

A água é incolor, não tem cheiro e não tem sabor. A água dos rios é doce e a do mar é salgada. É armazenada em barragens, albufeiras, poços…
Nunca devemos jogar lixo para os rios porque vai polui-los e matar os peixes.
Não devemos gastar água demais quando tomamos banho.
A Terra também se pode chamar Planeta azul porque 66% da Terra é coberta por água.
Por tudo isto, a água é muito importante para todos nós e se poluirmos a água também estamos a poluir a terra. Temos que ter muito respeito pela água para não fazermos mal à natureza. A água é importante para: as pessoas, para os animais, para as plantas, para toda as espécies de peixes e para muitas mais coisas…
Assim, podemos afirmar que a água é a coisa mais preciosa que há na Terra. Tudo o que habita na Terra precisa de água para sobreviver!


A utilidade da água

O nosso corpo é formado por mais de 60% de água, por isso precisamos de beber muita água, senão desidratamos e podemos morrer. Os animais e as plantas também não podem viver sem água. Por exemplo se não dermos água às plantas elas não nos dão os frutos para a nossa alimentação e acabam por morrer. Também não podíamos fazer a nossa higiene, nem lavar os alimentos se não houvesse água, etc
A água dá para regar as hortas e as plantas, também precisamos dela para nós bebermos, tomar banho, lavar a loiça, lavar os alimentos, para beber, para meter na comida, para apagar os fogos, etc…
Há sítios onde se fazem barragens que servem para segurar a água, para que quando vier uma seca as pessoas possam usar essa água. A barragem também serve para produzir electricidade, como é o caso da barragem do Alqueva.


video