quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Leão Kandinga

Na passada Sexta-feira, dia 30 de Outubro, esteve em Cadoços o Pedro da Biblioteca Municipal de Grândola para nos contar uma história.
A história que o Pedro nos contou foi sobre o Leão Kandinga...

Era uma vez um leão que se chamava Kandinga que comia os filhos, os amigos e todos os que se metiam à frente dele. Certa altura o leão Kandinga foi ficando mais fraco por não apanhar comida, pois todos os animais se escondiam dele. Ficou esfomeado… Foi aí, que de repente apareceu uma lebre e o leão Kandinga perguntou-lhe:
– Ó lebre, deixas-me comer-te?
– Não! - Respondeu a lebre.
A lebre teve então uma ideia, e disse ao Kandinga:
– Kandinga, o meu plano é o seguinte: escavamos um buraco enfiamos-te lá dentro eu chamo os animais para verem os teus dentes e depois saltas cá para fora e comes a carne que tu quiseres, mas com uma condição, que é dares-me metade a mim. Está bem?
Depois a lebre foi chamar os animais e disse-lhes que haviam ali uns dentes no chão e os animais lá foram ver. A girafa e o hipopótamo meteram a cabeça lá dentro e foi assim que o Kandinga os comeu. Mas o Kandinga esqueceu-se da promessa que fez à lebre e mandou a lebre embora.
No caminho a lebre encontrou uma colmeia e foi provar o mel. Depois continuou e encontrou a serpente. Como a lebre sabia que a serpente deitava veneno disse-lhe para ela ir à colmeia que havia lá mel. Depois foi dizer ao Kandinga para ir também à colmeia comer mel. Quando o Kandinga foi meter a pata para comer o mel, a serpente mordeu-lhe e ele começou a tremer…
A lebre disse-lhe que aquilo tinha sido o castigo por ele se ter esquecido da promessa…

Sem comentários: