terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Dia de S. Martinho em Cadoços

No dia 11 de Novembro foi dia de S. Martinho. Nesse dia a nossa amiga Vanessa Borges fez anos.
De manhã pintámos desenhos sobre o S. Martinho. Depois fomos para o Centro Comunitário ouvir uma história contada pelos senhores da Biblioteca Municipal de Grândola, o Carlos e a Sónia. A história era da escritora Alice Vieira e chamava-se “Manhas e Patranhas, Ovos e Castanhas”.

Depois da história os senhores da Biblioteca distribuíram por cada pessoa um cartucho que tinha um provérbio lá dentro. Cada um dos presentes leu o seu provérbio em voz alta.
A seguir nós, alunos da EB1 de Cadoços, fizemos um teatro de sombras chinesas sobre a lenda de S. Martinho. Os idosos gostaram muito…

Depois disso os idosos fizeram connosco um jogo. Cada idoso tinha uma castanha feita de cartolina e cada castanha tinha uma adivinha ou um verso. Os idosos liam esses versos ou adivinhas e o menino ou menina que adivinhasse ganhava uma recompensa, que foi um ovo de chocolate.

A seguir fomos almoçar e comer castanhas assadas. Durante o almoço ouvimos um programa de rádio da Ludoteca de Grândola. Como a Vanessa fazia anos nesse dia fizemos-lhe uma dedicatória que foi lida pela Bruna no programa de rádio. A Vanessa ficou muito contente com a surpresa.

Depois de almoço cantámos os parabéns à Vanessa e comemos bolo de chocolate.

O Dia de S. Martinho foi muito divertido!

Sem comentários: