terça-feira, 27 de abril de 2010

Algumas opiniões sobre o 25 de Abril


Na passada Sexta-feira, dia 23 de Abril, além de termos ouvidos alguns dos utentes do centro comunitário falar um pouco sobre o 25 de Abril fizemos um trabalho sobre o tema.

Deixamos aqui algumas frases sobre o que foi o 25 de Abril:

O dia 25 de Abril é especial porque foi o dia em que nasceu a Democracia. Antes de nascer a Democracia vivíamos numa Ditadura.
A Ditadura é como um ditado, não podem escolher, têm de fazer o que vos dizem sem reclamar senão podem ser presos. A Democracia é como uma composição, podem dar a vossa opinião, podem escolher o que quiserem.
Em Portugal antes do 25 de Abril de 1974, avia uma Ditadura e nesse dia uns militares que não queriam aquela Ditadura fizeram uma revolução e foi então que nasceu a Democracia.
Os homens que lideraram a revolução ficaram conhecidos como os capitães de Abril.
Raúl

Antes do 25 de Abril de 1974 o nosso país vivia numa ditadura, nessa altura não se podia dizer, escrever ou fazer alguma coisa que nos apetecesse senão íamos presos.
Nesse dia “25 de Abril de 1974”, uns militares que não queriam a ditadura, fizeram uma revolução e nasceu a democracia.
Na democracia as pessoas já podiam dar a sua opinião, já podiam escrever e fazer o que quisessem.
No dia em que nasceu a democracia toda a gente celebrou com os soldados que libertaram o país, esses soldados passaram a chamar-se capitães de Abril.
O mais importante é que não houve guerra por isso não houve feridos.
Havia uma florista que estava a passar ali com cravos na mão e lembrou-se de dar um cravo a cada um dos soldados, para eles meterem nas espingardas.
Por isso agora o 25 de Abril é festejado como o dia da liberdade em Portugal e os cravos vermelhos são o seu símbolo.
Ana Filipa

Antes do 25 de Abril de 1754 as pessoas viviam em Ditadura e nesse dia um grupo de militares que não gostavam da Ditadura fizeram uma revolução e nasceu a Democracia.
Na altura antes do 25 de Abril as pessoas não eram livres.
Tinham de ter muito cuidado com o que diziam e com o que escreviam se não podiam ser presos. Mas muitos grupos de homens e de mulheres de muita coragem revoltados mas apesar de alguns terem ido presos outros continuaram a reuniram-se em segredo e um dia reuniram forças para libertar o país da Ditadura porque as pessoas só podiam fazer o que lhes era ditado. Nesse dia muitas pessoas festejaram com os militares. E os militares ficaram conhecidos como os capitães de Abril.
E mais importante a nossa liberdade foi conquistada sem se derramar sangue e sem ter havido uma única morte.
Uma florista que por ali passava ofereceu um cravo vermelho a cada um dos soldados para pores nas espingardas. Assim o dia 25 de Abril ficou conhecido como o dia da liberdade e o cravo vermelho é o seu símbolo.
Ana Rita

O 25 de Abril é importante porque foi quando acabou a ditadura e começou a democracia. A ditadura é como quando o/a professor/a dita um ditado temos de fazer o que os professores ditam. A ditadura é assim temos de fazer o que nos pedem se não vamos presos. A democracia é ao contrário podemos fazer o que nos apetecer. Antes do 25 de Abril de 1974 havia uma ditadura mas no dia 25 de Abril de 1974 os militares tiveram forças e acabaram com a ditadura. Uma florista que ia a passar por ali levava cravos na mão deu um a cada militar e dês desse dia eles foram conhecidos por os capitães de Abril.
Sara

O 25 de Abril está relacionado com a democracia e da ditadura. O texto diz que antes do dia de 25 de Abril avia uma ditadura, as pessoas não podiam dar a sua opinião, tinham de ter cuidado com o que diziam e com o que escreviam se não podiam ir presos. Várias pessoas com coragem reuniam-se em grupos que outras pessoas não podiam saber. Num dia essas pessoas com coragem e os soldados foram para a rua e uma florista estava a oferecer cravos aos soldados, nem ouve guerra nem sangue derramado.
Hugo

Antes do 25 de Abril havia a Ditadura que era quando as pessoas não podiam dizer nada de mal se não iam presos. Depois veio a Democracia e as pessoas já podiam dar a sua opinião e podiam escolher o que quisessem. Nesse tempo as pessoas tinham que fazer o que eles quisessem se não iam presos. Mas um dia mulheres e homens revoltaram-se e apesar de muitos terem ido presos eles ainda começaram a reunirem-se mas um dia começaram a reunir forças para libertarem o pais esse governo a esse governo que chamavam ditadura. Mas passou uma florista a oferece-los cravos aos soldados para porem nas espingardas. É por isso é que se festeja o dia da Liberdade.
Inês

1 comentário:

Raquel disse...

olá eu sou a raquel eu gostei do vosso trabalho e as vossas opiniões.Gostei de visitar o vosso saite