terça-feira, 27 de abril de 2010

Regras de Primeiros Socorros

Na sexta-feira passada a Enfermeira Duarte foi à nossa escola explicar como se “fazem” os primeiros socorros. Os primeiros socorros são efectuados quando, depois de acontecer alguma coisa a alguém, nós tentamos logo ajudar a pessoa em questão (antes de chegarem os bombeiros ou um médico), ou seja, são o que podemos fazer para ajudar uma pessoa no local onde aconteceu o acidente ou a doença súbita.

Por exemplo Se uma pessoa desmaiar devemos endireita-la e levantar-lhe os pés para o sangue ir para a cabeça, enquanto alguém vai pedir ajuda. Se ela não acordar, nós baixamos as pernas e metemos a mão esquerda da pessoa em cima do estômago e levantamos a sua perna direita, depois levantamos o queixo da pessoa e colocamo-la de lado. Como a mão direita ficou por baixo do corpo, nós tiramo-la e pomo-la ao lado do corpo e colocamos a mão esquerda por baixo da cabeça.

Se alguém cair de um sítio alto como por exemplo de um telhado ou de um pinheiro, a primeira coisa a fazer é não ajudá-la a levantar-se porque podemos partir um osso da coluna e a pessoa pode morrer. Acalmamos a pessoa que caiu e, se a vitima estiver inconsciente, começamos-lhe a fazer as seguintes perguntas (com muita calma):
- Onde é que te dói?
- Onde é que te magoastes?
- Tens frio?
- Queres o meu casaco?...
Pedimos também para que a pessoa mexa os dedos das mãos e dos pés.
Estas perguntas são feitas para tentarmos manter essa pessoa acordada até chegar a ambulância.

A enfermeira Duarte explicou ainda que quando uma pessoa se engasga deve-se agarrá-la por trás e pressionar o tórax para dentro.

Outra regra de primeiros socorros é se um pessoa começar a deitar sangue do nariz devemos sentá-la quieta à sombra e pressionar o osso do nariz, para que o sangue estanque.

No final fizemos uma ficha sobre primeiros socorros, para verificar o que tínhamos aprendido.

Sem comentários: