quinta-feira, 26 de março de 2009

Confecção de Folares

Ontem, dia 26 de Março de 2009, tivemos uma interessante experiência: aprendemos a fazer folares com os idosos do Centro Comunitário!

Primeiro metemos um avental e um lenço na cabeça, para não caírem cabelos para a massa. Depois uma senhora foi buscar um alguidar de barro e meteu-o em cima de uma mesa. Enquanto o João ia lendo a receita, a Dona Julieta foi misturando os ingredientes (podem ver a receita no post em baixo). Quando os ingredientes já estavam todos misturados amassou-se a massa. Quem amassou foi a Telma, a Dona Ana Vicente, a Dona Julieta e a Fatinha. A seguir, meteram o alguidar da massa lá na rua ao sol, para a massa descansar e crescer.

Entretanto fomos jogar a um jogo da “Caça aos Ovinhos de Chocolate”. Primeiro escolhemos equipas de quatro elementos. Depois a Telma foi esconder dois pacotes de ovos de chocolate pequenos e nós tivemos de os encontrar, mas sem largarmos as mãos, sempre em equipa.

Depois do almoço fomos tender os folares. Cada um de nós e dos idosos ficou com uma bola de massa para fazer o seu folar.
Primeiro tirámos um bocadinho de massa e fizemos 3 tirinha. Entretanto, fizemos uma bola com o resto da massa e deixámos um buraco em cima para pôr o ovo cozido e por cima do ovo pusemos as tirinhas que tínhamos feito.

Depois disso, as senhoras do Centro Comunitário e a Fatinha foram pôr os folares no forno a lenha da tia Aldina, para cozer.
Durante a aula de Apoio ao Estudo fomos com o professor ver se os folares já estavam cozidos, mas ainda não estavam todos, por isso não os trouxemos logo. Como já eram 17.30h e estava na hora de sair fomos todos para casa. As senhoras do Centro ficaram à espera que os folares estivessem todos cozidos para os levar para o centro comunitário.


2 comentários:

Bea disse...

Trabalhos maravilhosos e então do folar nem se fala! Vou fazer a receita e vou comer, aqui no Norte a pensar nos amiguinhos aí do Alentejo, que têm um folar maravilhosos.
Mando um pão-de-ló para vós, em troca e muitas amêndoas de Chocolate. E beijos de Paz para todos. até breve...

Bea disse...

De regresso às aulas oferecemos prémios, bjs