segunda-feira, 2 de março de 2009

Entrevista ao Sr. presidente da Câmara Municipal de Grândola


Tendo em vista mais uma edição do Jornal Comunitário de Cadoços, que é elaborado pela EB1 de Cadoços em conjunto com o Centro Comunitário, realizámos uma entrevista ao Sr. presidente da Câmara Municipal de Grândola.
Antes da sua publicação no nosso jornal, lançamos aqui em primeira mão essa mesma entrevista.


1 – Como se chama?
Chamo-me Carlos Beato.

2 – O que o levou a candidatar-se a Presidente da Câmara Municipal de Grândola em 2001?
Foi poder ajudar a resolver as necessidades desta terra, que eram muitas, como todos sabemos. Foi igualmente a forma de eu “pagar” o amor que recebi desta terra – a minha mulher – por quem me apaixonei na praia de Melides, nos anos 70.

3 – Acha que tem conseguido atingir os objectivos a que se propôs nessa altura?
Acho que sim. Propus-me contribuir para fazer desta terra, que Zeca Afonso também expressou na sua canção, a senha para a liberdade. Uma terra de oportunidades e de igualdades. Grândola está cada vez mais viva, mais moderna e mais bonita. Tem a maior feira franca do Alentejo, que cada vez está melhor equipada. Temos que fazer do desenvolvimento um objectivo que beneficie todos e que a criação da riqueza dê origem a mais emprego e mais oportunidades.

4 - Quais as mudanças mais pertinentes que conseguiu efectuar ao longo destes dois mandatos?
Muitíssimas… sem vaidade! Tenho governado o concelho com muitas dificuldades, basta vermos que desde que sou Presidente já tive que me relacionar com 4 governos da República. O que se agrava com a crise que estamos a viver. Mas sou um homem de Abril, um homem determinado, de esperança que apesar das dificuldades acredita no Futuro. De entre muitas mudanças, destaco as seguintes:
- O trabalhado desenvolvido com os nossos Idosos. Nunca estiveram tão acompanhados;
- Além dos Idosos, os mais Novos também têm tido oportunidades a que não tinham acesso;
- Modernização do Parque Escolar. Dois Novos Centros Escolares para o Carvalhal e para Melides e outro futuramente em Grândola.
- Rede de Educação Pré-Escolar. Somos dos poucos concelhos do país onde a rede do Pré-Escolar tem vagas.
- Tróia. Foram construídas grandes e modernas infra-estruturas. Futuramente irão gerar mais de 2000 postos de trabalho directos e mais 5000 indirectos para o nosso concelho;
- Lousal – Centro de Ciência Viva.
- Cine Granadeiro. Será reaberto em breve e contará com uma capacidade de 300 lugares.
- A expansão da grande Feira de Agosto. A Feira do Turismo do Litoral Alentejano.
Apesar de tudo o que referi, considero que muito está ainda por fazer…

5 – Além de trabalhar na Câmara Municipal tem mais alguma actividade?
Não!

6 – Sabe quantas pessoas trabalham actualmente na Câmara Municipal?
Actualmente a Câmara Municipal de Grândola emprega 450 pessoas.


7 – O que é que ainda falta fazer em Grândola?
Em Grândola e no seu concelho muito já foi feito nestes poucos anos, mas muito falta ainda fazer... A terra precisa de ter pessoas à altura do seu nome e da sua história. Eu e a minha equipa ainda temos muito que provar…

8 – E em Cadoços, o que pensa fazer ainda?
Em Cadoços já fizemos muita coisa mas a primeira coisa e mais importante que fizemos foi dar alegria e vontade de viver a esta gente! O equipamento do Centro Comunitário de Cadoços é de extrema importância para a Aldeia. Vamos arranjar e embelezar também a zona à volta do Centro Comunitário e da Escola.
Por outro lado, vamos ainda arranjar a estrada das Fontainhas.
No entanto a notícia mais importante é que já conseguimos concluir aquilo que a população de Cadoços esperava há 25 anos. Colocar os lotes de terreno em nome das pessoas, dos respectivos donos. Só falta celebrar as escrituras e assinar. Se tudo correr bem as primeiras escrituras começarão a ser feitas ainda antes do 25 de Abril de 2009,que é uma boa data.

9 – Não acha que esta localidade merece um parque infantil em condições?
Seja em Cadoços ou noutra localidade do concelho, acho que sim. Tudo farei para que as crianças dos Cadoços tenham um parque infantil como os outros.

10 – Quer dirigir alguma palavra em especial para a comunidade de Cadoços?
Não posso deixar de aproveitar a oportunidade, e dizer sinceramente e francamente, mesmo sendo Presidente de todo o Concelho, a Aldeia de Cadoços foi se calhar a primeira aldeia que conheci desde que cheguei a Grândola. Quero que as pessoas de Cadoços saibam e sintam que tenho por todos um respeito muito grande e tudo farei para honrar a imagem da “velha” Aldeia de Matos. Continuo a transportar esta aldeia e as suas gentes no meu coração!
Eu não sou vaidoso, também não sou convencido, mas acima de tudo, não sou parvo! Além de que acho que tenho demonstrado ser merecedor da confiança que as pessoas têm depositado em mim. Mesmo não conseguindo realizar tudo o que tenho no horizonte. Adormeço todas as noites de consciência tranquila. Sou um homem determinado, de objectivos, de convicções e sou também um “apaixonado”. Termino a dizer que sou um homem que gosto de mim, que gosto de todos vocês e não sou casmurro… também mudo, porque nem só aquilo que pensamos está certo!

11 – Pensa recandidatar-se este ano a um novo mandato? Nesta altura, mais quantos pensa cumprir?
Para mim, o mais importante são as pessoas e por isso decidi recandidatar-me. O Futuro a Deus pertence. Decidi candidatar-me a mais um mandato, depois o resto é com o Povo que é sempre quem mais ordena!
Devo dizer que tinha vontade de me ir embora, porque, como já disse, esta meia dúzia de anos que aqui passei foram muito difíceis, e muito trabalhosos, mas como gosto de levar as coisas muito a sério, e como esta terra merece tudo de melhor, decidi, na solidão de quem governa, que tenho que continuar esta caminhada para chegarmos todos um pouco mais longe.


12 – Defina-se como pessoa, completando o acróstico:


Comandante
Amoroso
Risonho
Lutador
Original
Sportinguista

Bondoso
Entusiasta
Afável
Traquina
Ousado

Sem comentários: